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http://hdl.handle.net/20.500.12207/209
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Espírito Santo, Adelaide | por |
dc.contributor.author | Pelica, Marília | - |
dc.date.accessioned | 2013-04-18T10:33:17Z | - |
dc.date.available | 2013-04-18T10:33:17Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.citation | Pelica, M.J. (2012). Perceber para intervir: a atitude dos professores do pré-escolar e primeiro ciclo do agrupamento nº 3 de Beja, face à inclusão de crianças com multideficiência nas classes regulares. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação. | por |
dc.identifier.uri | http://comum.rcaap.pt/handle/123456789/3943 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.12207/209 | - |
dc.description | Dissertação de mestrado em Educação especial - especialização no domínio cognitivo e motor. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2012. | por |
dc.description.abstract | "Este projeto de investigação partiu do facto da investigadora, como coordenadora de uma Unidade de Apoio Especializado à Multideficiência que, até ao momento, atende alunos do Pré-escolar e do Primeiro Ciclo do Ensino Básico verificar que, para a maioria dos professores do ensino regular, estes alunos não são vistos como sendo seus, mas sim da Unidade. A partir desta constatação pretendeu-se levar as educadoras do Pré-escolar e as professoras do Primeiro Ciclo do Agrupamento a refletir sobre quais os constrangimentos e necessidades sentidas na promoção de práticas inclusivas, no sentido de modificar/melhorar as suas atitudes, face à inclusão de crianças com Multideficiência na sua sala de aula. O projeto de investigação-ação assentou em três ciclos de investigação – Planeamento/avaliação; reflexão/intervenção e avaliação – com recurso, em todos eles, à técnica da entrevista reflexiva e subsequente análise de conteúdo, a todas as professoras (do ensino regular e do ensino especial) que intervêm com os alunos com multideficiência. Considerámos imperioso ir para além da avaliação pelo que se procurou refletir com as colegas sobre as suas preocupações, dúvidas e necessidades e cooperar na procura de estratégias para uma inclusão de qualidade, dos alunos com multideficiência Consideramos que o aspeto mais relevante deste trabalho assentou no facto de não se ficar só pela investigação mas sim apostarmos na intervenção com o intuito de gerarmos um ambiente mais rico e confiante nos educadores e professores do ensino regular que consequentemente levará à criação de atitudes mais positivas, por parte dos mesmos." | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Multideficiência | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Atitudes | por |
dc.subject | Cooperação | por |
dc.title | Perceber para intervir: a atitude dos professores do pré-escolar e primeiro ciclo do agrupamento nº 3 de Beja, face à inclusão de crianças com multideficiência nas classes regulares | por |
dc.type | masterThesis | por |
Appears in Collections: | ESE - Dissertações de mestrado |
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Marília José da Costa Amador Coelho Pelica - perceber para intervir - 2012.pdf | 2.14 MB | Adobe PDF | View/Open |
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