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http://hdl.handle.net/20.500.12207/209
wcag
Título: Perceber para intervir: a atitude dos professores do pré-escolar e primeiro ciclo do agrupamento nº 3 de Beja, face à inclusão de crianças com multideficiência nas classes regulares
Autor: Pelica, Marília
Orientador: Espírito Santo, Adelaide
Palavras-chave: Multideficiência
Inclusão
Atitudes
Cooperação
Data: 2012
Citação: Pelica, M.J. (2012). Perceber para intervir: a atitude dos professores do pré-escolar e primeiro ciclo do agrupamento nº 3 de Beja, face à inclusão de crianças com multideficiência nas classes regulares. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação.
Resumo: "Este projeto de investigação partiu do facto da investigadora, como coordenadora de uma Unidade de Apoio Especializado à Multideficiência que, até ao momento, atende alunos do Pré-escolar e do Primeiro Ciclo do Ensino Básico verificar que, para a maioria dos professores do ensino regular, estes alunos não são vistos como sendo seus, mas sim da Unidade. A partir desta constatação pretendeu-se levar as educadoras do Pré-escolar e as professoras do Primeiro Ciclo do Agrupamento a refletir sobre quais os constrangimentos e necessidades sentidas na promoção de práticas inclusivas, no sentido de modificar/melhorar as suas atitudes, face à inclusão de crianças com Multideficiência na sua sala de aula. O projeto de investigação-ação assentou em três ciclos de investigação – Planeamento/avaliação; reflexão/intervenção e avaliação – com recurso, em todos eles, à técnica da entrevista reflexiva e subsequente análise de conteúdo, a todas as professoras (do ensino regular e do ensino especial) que intervêm com os alunos com multideficiência. Considerámos imperioso ir para além da avaliação pelo que se procurou refletir com as colegas sobre as suas preocupações, dúvidas e necessidades e cooperar na procura de estratégias para uma inclusão de qualidade, dos alunos com multideficiência Consideramos que o aspeto mais relevante deste trabalho assentou no facto de não se ficar só pela investigação mas sim apostarmos na intervenção com o intuito de gerarmos um ambiente mais rico e confiante nos educadores e professores do ensino regular que consequentemente levará à criação de atitudes mais positivas, por parte dos mesmos."
Descrição: Dissertação de mestrado em Educação especial - especialização no domínio cognitivo e motor. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2012.
URI: http://comum.rcaap.pt/handle/123456789/3943
http://hdl.handle.net/20.500.12207/209
Aparece nas coleções:ESE - Dissertações de mestrado

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Marília José da Costa Amador Coelho Pelica - perceber para intervir - 2012.pdf2.14 MBAdobe PDFVer/Abrir


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