Skip navigation
Utilize este identificador para referenciar este registo:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/193
wcag
Título: O Processo de ensino-aprendizagem de alunos sobredotados
Autor: Eusébio, Maria
Palavras-chave: Sobredotação
Ensino e aprendizagem nos alunos sobredotados
Perceções de professores/educadores
Data: 2012
Citação: Eusébio, M.R. (2012). O Processo de ensino-aprendizagem de alunos sobredotados. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação.
Resumo: "A presente investigação procurou averiguar os conhecimentos e perceções dos docentes de Pré-escolar e 1ºciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas de Ferreira do Alentejo, em relação à sobredotação. Neste sentido, fizeram parte deste estudo 41 docentes. Para esta investigação foi seguida a metodologia de Estudo de Caso, os dados foram recolhidos através da aplicação de um questionário composto por questões abertas e fechadas. O tratamento dos dados foi feito através de análise estatística e de conteúdo. As principais fontes de aquisição de conhecimentos apontadas pelos professores da nossa amostra sobre sobredotação são a Literatura Especializada e Internet. A maioria dos inquiridos, 39 professores/educadores, considera que não tem formação suficiente para trabalhar com alunos sobredotados. Dos 41 inquiridos, todos referem nunca terem tido alunos sobredotados ao longo do seu percurso profissional. Como principais dificuldades que os inquiridos pensam vir a sentir no atendimento aos alunos sobredotados foram apontados, em primeiro lugar, dificuldades Relacionadas com as estratégias de ensino/aprendizagem, em segundo lugar, dificuldades Relacionadas com a socialização e em terceiro lugar Dificuldades relacionadas devido à ausência de formação. A maioria dos docentes considera que o potencial superior das crianças sobredotadas não é por si só garantia de sucesso escolar. A grande maioria dos docentes inquiridos é de opinião de que as crianças sobredotadas necessitam de atendimento especial. Todos os inquiridos responderam não terem recebido orientações na escola sobre a legislação nacional referente aos sobredotados, nem conhece nenhuma legislação que se aplique a estes alunos. É de salientar que a maior parte dos inquiridos, mesmo não conhecendo a legislação específica sobre alunos sobredotados, considera as medidas de intervenção e acompanhamento do Ministério da Educação ineficazes. Após a análise e interpretação dos dados concluiu-se que os inquiridos carecem de formação específica nesta área. A concluir este estudo, e com base nas necessidades encontradas, foi elaborado um plano de formação."
Descrição: Dissertação de mestrado em Ciências de educação - especialização em educação pré-escolar e ensino de 1º ciclo do ensino básico, Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2012.
URI: http://comum.rcaap.pt/handle/123456789/3912
http://hdl.handle.net/20.500.12207/193
Aparece nas coleções:ESE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
wcag
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Maria do Rosário Fragoso Eusébio - 2012.pdf624.13 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.