Please use this identifier to cite or link to this item:
acessibilidade
http://hdl.handle.net/20.500.12207/192
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Machado, Susana | - |
dc.date.accessioned | 2013-04-12T12:28:25Z | - |
dc.date.available | 2013-04-12T12:28:25Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.citation | Machado, S.I. (2012). A escrita criativa no 1º ciclo. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação. | por |
dc.identifier.uri | http://comum.rcaap.pt/handle/123456789/3911 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.12207/192 | - |
dc.description | Dissertação de mestrado em Ciências de educação - especialização em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico, Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2012. | por |
dc.description.abstract | "Para desenvolver outras competências ao nível da escrita, é essencial entender todo o processo prático que ela exige. Seguindo a linha de vários autores a Escrita Criativa pode ser entendida como um conjunto de métodos que visam criar o prazer pela escrita. O professor deve ser um colaborador nesse processo e proporcionar em sala de aula atividades enriquecedoras e estimulantes, usando diversas estratégias de ensino/aprendizagem. O modelo de investigação utilizado foi o de investigação-ação, modelo este que tem um processo participativo e motivador, que envolve os alunos e o professor/investigador. Os dados foram recolhidos durante a minha Prática Profissional em 1º Ciclo do Ensino Básico, na turma de 3º ano onde a realizei. Foi elaborado um plano de atividades com intuito de promover o desenvolvimento da Escrita Criativa através de estímulos auditivos, visuais e outros. A avaliação do texto criativo é feita verificando o alargamento do vocabulário, a exploração do imaginário e o novo trajeto descoberto pelo aluno. Para a análise de conteúdo foi criada uma grelha de avaliação baseada em quatro critérios utilizados na avaliação da Escrita Criativa: fluência, flexibilidade, elaboração e originalidade. Podemos referir que os alunos aderiram com entusiasmo às atividades propostas, e que os resultados gerais alcançados neste estudo foram positivos e concluímos que os estímulos auditivos, visuais e outros promovem e desenvolvem a Escrita Criativa nos alunos do 1ºCiclo." | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Escrita | por |
dc.subject | Criatividade | por |
dc.subject | Escrita criativa | por |
dc.title | A escrita criativa no 1º ciclo | por |
dc.type | masterThesis | por |
Appears in Collections: | ESE - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Susana Isabel Moriés Machado - 2012.pdf | 867 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.