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http://hdl.handle.net/20.500.12207/190
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Título: Separação da família e adaptação à creche dos 0-12 meses: projecto de intervenção
Autor: Silva, Rita Sofia Amaro
Palavras-chave: Adaptação à creche
Parentalidade
Separação da família
Bébé
Vinculação
Data: 2011
Citação: Silva, R.S. (2011). Separação da família e adaptação à creche dos 0-12 meses: projecto de intervenção. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação.
Resumo: "A separação da família e adaptação à creche é um processo que envolve famílias, crianças e educadores. A presente investigação dá a conhecer como se realiza o processo de separação da família e integração da criança na creche dos 0-12 meses; identificar padrões de vinculação; perceber como a ligação mãe/bebé interfere na adaptação do bebé à creche; compreender o processo de separação do bebé à família; como promover a qualidade dos cuidados à criança em família e em contexto de creche; de que forma esta pode ser promotora de bem-estar; conhecer estratégias de intervenção pedagógica facilitadoras da integração e adaptação do bebé na creche e encontrar formas de intervir com a família de modo a colmatar dificuldades nesta transição. Realizou-se um Projecto de Investigação constituído por um Estudo I – observação da família e adaptação à creche e um Estudo II – processo de separação da família e adaptação à creche. Numa amostra de 18 Bebés dos 0-12 meses, seus pais (16) e três educadoras de infância na valência de creche, foram aplicados os seguintes instrumentos: grelhas de observação; focus group; questionários; e entrevistas. Os dados mostram que uma boa adaptação da criança à creche depende da menor angústia dos pais na separação, da melhor qualidade dos cuidados prestados pela creche e do nível de interacção da parentalidade no estabelecimento de vínculos. Nas estratégias utilizadas com a família, as educadoras de infância destacam a confiança existente entre pais, educadores e bebé."
Descrição: Dissertação de mestrado em Educação e cuidados na primeira infância. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2011.
Arbitragem científica: no
URI: http://comum.rcaap.pt/handle/123456789/3909
http://hdl.handle.net/20.500.12207/190
Aparece nas coleções:ESE - Dissertações de mestrado

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