Please use this identifier to cite or link to this item:
acessibilidade
http://hdl.handle.net/20.500.12207/167
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Alexandre, Susana | - |
dc.date.accessioned | 2013-04-19T17:33:59Z | - |
dc.date.available | 2013-04-19T17:33:59Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.citation | Alexandre, S. (2012). Estratégias para promover a aproximação família – escola. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação. | por |
dc.identifier.uri | http://comum.rcaap.pt/handle/123456789/3982 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.12207/167 | - |
dc.description | Dissertação de mestrado em Ciências da educação- Especialidade de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, orientada por Maria Teresa Santos, Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação. | por |
dc.description.abstract | Esta investigação tem como base a importância do envolvimento da família na vida pré-escolar das crianças e as melhores estratégias para promover a aproximação família/escola. É uma investigação que tem como modelo a investigação – acção e cuja informação foi tratada de forma qualitativa. Como instrumento de recolha de dados, optou-se pela entrevista. Esta foi realizada junto de um grupo de cinco educadoras e cinco pais. Após a recolha da informação das entrevistas, procedeu-se a uma análise de conteúdo do discurso dos entrevistados. Tal análise procurou integrar os indicadores em categorias e sub-categorias. Apurou-se que a maioria dos pais e educadoras trabalha diariamente para promover uma relação de proximidade e que em conjunto, procuram possibilitar um bom desenvolvimento à criança. De acordo com a percepção de duas mães, verificou-se que duas educadoras não promovem regularmente esta relação nas suas salas, pois segundo as mesmas só o fazem em dias festivos. Criar boas relações entre família e a escola, promover actividades para que os pais façam em casa com os filhos foram algumas das estratégias/orientações utilizadas/sugeridas pelas educadoras e mães, as quais analisámos com vista ao desenvolvimento de uma acção concertada. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Relação Familia/escola | por |
dc.title | Estratégias para promover a aproximação família – escola | por |
dc.type | masterThesis | por |
Appears in Collections: | ESE - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Susana Alexandre - 2012.pdf | 340.22 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.