Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/167
Full metadata record
wcag
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAlexandre, Susana-
dc.date.accessioned2013-04-19T17:33:59Z-
dc.date.available2013-04-19T17:33:59Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationAlexandre, S. (2012). Estratégias para promover a aproximação família – escola. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação.por
dc.identifier.urihttp://comum.rcaap.pt/handle/123456789/3982-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.12207/167-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Ciências da educação- Especialidade de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, orientada por Maria Teresa Santos, Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação.por
dc.description.abstractEsta investigação tem como base a importância do envolvimento da família na vida pré-escolar das crianças e as melhores estratégias para promover a aproximação família/escola. É uma investigação que tem como modelo a investigação – acção e cuja informação foi tratada de forma qualitativa. Como instrumento de recolha de dados, optou-se pela entrevista. Esta foi realizada junto de um grupo de cinco educadoras e cinco pais. Após a recolha da informação das entrevistas, procedeu-se a uma análise de conteúdo do discurso dos entrevistados. Tal análise procurou integrar os indicadores em categorias e sub-categorias. Apurou-se que a maioria dos pais e educadoras trabalha diariamente para promover uma relação de proximidade e que em conjunto, procuram possibilitar um bom desenvolvimento à criança. De acordo com a percepção de duas mães, verificou-se que duas educadoras não promovem regularmente esta relação nas suas salas, pois segundo as mesmas só o fazem em dias festivos. Criar boas relações entre família e a escola, promover actividades para que os pais façam em casa com os filhos foram algumas das estratégias/orientações utilizadas/sugeridas pelas educadoras e mães, as quais analisámos com vista ao desenvolvimento de uma acção concertada.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectRelação Familia/escolapor
dc.titleEstratégias para promover a aproximação família – escolapor
dc.typemasterThesispor
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Susana Alexandre - 2012.pdf340.22 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.