Skip navigation
Utilize este identificador para referenciar este registo:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/166
wcag
Título: A resolução de problemas numéricos no 1 º ciclo do ensino básico: representações utilizadas
Autor: Cenrada, Marília de Jesus Leandro
Palavras-chave: Resolução de problemas
Representações
Representações icónicas
Representações simbólicas
Representações ativas
Data: 2012
Citação: Cenrada, M. J. L. (2012). A resolução de problemas numéricos no 1 º ciclo do ensino básico: representações utilizadas. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação.
Resumo: O presente estudo insere-se na área da Educação Matemática, mais especificamente na temática de resolução de problemas numéricos no 1º Ciclo do Ensino Básico. No decorrer da investigação, foram apresentados diferentes problemas, com o desígnio primordial de averiguar quais as representações (ativas, icónicas e simbólicas) utilizadas pelos alunos na sua resolução. É um estudo de caso, de natureza qualitativa, inserido num paradigma interpretativo. O estudo foi realizado numa turma do 2º ano. Através dos dados recolhidos pude constatar que os alunos tendem preferencialmente a utilizar a representação simbólica. Constatou-se que nenhum dos alunos utilizou a representação ativa, embora alguns utilizassem a representação icónica associadas à representação simbólica.
Descrição: Dissertação de mestrado em Ciências da educação- Especialidade de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, orientada por Maria Manuela Azevedo e José António Espirito Santo, Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação.
URI: http://comum.rcaap.pt/handle/123456789/3981
http://hdl.handle.net/20.500.12207/166
Aparece nas coleções:ESE - Dissertações de mestrado



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.