Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/123456789/765
wcag
Title: As representações utilizadas na resolução de problemas da matemática no 1º ciclo do ensino básico: uma aplicação às operações aritméticas da multiplicação e divisão
Authors: Letras, Cátia Alexandra Ângelo
Orientador: Almeida, Cesário Paulo Lameiras de
Keywords: Resolução de problemas
Estudo de caso
Representações matemáticas
Operações matemáticas
Aprendizagem da matemática
Issue Date: 2014
Publisher: Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação
Citation: Letras, C. (2014). As representações utilizadas na resolução de problemas da matemática no 1º ciclo do ensino básico: uma aplicação às operações aritméticas da multiplicação e divisão. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação.
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo identificar quais são as representações/ estratégias mais utilizadas pelos alunos para resolver os problemas durante o processo de aprendizagem das operações aritméticas da multiplicação e divisão, reconhecer o contributo dos diferentes tipos de representações observadas e averiguar as dificuldades sentidas pelos alunos na resolução dos problemas. A metodologia utilizada nesta investigação foi um estudo de caso, de natureza qualitativa, inserido num paradigma interpretativo. Tratou-se simultaneamente de uma investigação sobre a própria prática, onde os participantes foram todos os alunos do 3º ano da turma 7 e os professores de 3º ano, do 1º Ciclo do Ensino Básico da Escola de Santa Maria. Para esta investigação foram propostos problemas que exigissem o uso de diferentes estratégias de resolução e se predispusessem ao uso diversificado de diferentes tipos de representação. Alguns dos problemas apresentados, continham mais do que uma resolução possível, o que para além de levar o aluno a envolver-se ativamente num processo de descoberta, proporcionavam o uso de diferentes representações com diferentes estratégias. As conclusões apontam para que as representações simbólicas são aquelas mais usadas preferencialmente pelos alunos, utilizando mais especificamente a subcategoria de algarismos e números; sinais de operações e sinal de igual/ expressões matemáticas. A estratégia de resolução de problemas mais utilizada foi a usar dedução logica: fazer eliminação, tendo os alunos mostrado dificuldades ao nível da interpretação e compreensão do problema e da compreensão e concretização dos cálculos necessários. As representações construídas pelos alunos determinam o tipo de estratégia ou estratégias aplicadas e desempenham um papel crucial na correta interpretação e resolução dos problemas propostos.
Description: Dissertação de mestrado em Ensino na especialidade de educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do Ensino Básico. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2014.
URI: https://repositorio.ipbeja.pt/handle/123456789/765
Appears in Collections:D-ECSC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Cátia Letras.pdf2.72 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.