Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/123456789/747
wcag
Title: Resposta da cultura da ameixa em rega deficitária: um caso de estudo com stress pós-colheita
Authors: Franganito, Júlia
Orientador: Silva, Pedro Manuel do Vale Oliveira e
Keywords: Ameixa
Irrigação
Rega deficitária
Uso eficiente da água
Produção
Issue Date: 16-Dec-2014
Publisher: Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior Agrária
Citation: Franganito, J. (2014). Resposta da cultura da ameixa em rega deficitária: um caso de estudo com stress pós-colheita. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior Agrária.
Abstract: Reconhece-se cada vez mais a crescente falta de água para rega e outros usos. Também, está-se consciente de que, por sua irregular disponibilidade, a qual varia marcadamente ao longo do ano, de ano para ano e de região para região, o uso da água de forma contínua e indefinida, torna-se impossível. Portanto, uma das metas estratégicas para a preservação da disponibilidade e da qualidade dos recursos hídricos consiste em se estabelecer critérios de uso adequado em todas as atividades produtivas, razão pela qual este trabalho aborda a escassez de água, de forma a avaliar uma estratégia de gestão de aplicação de água, através da diminuição de dotações hídricas em determinadas fases do ciclo cultural, denominada por rega deficitária controlada (RDC), de forma a maximizar o efeito da água na quantidade e qualidade da produção da ameixa. Neste trabalho apresenta-se os principais resultados da avaliação de três estratégias de rega deficitária controlada (RDC) na cultura da ameixa (Prunus salicina L.), em condições de clima mediterrânico, em que os dados foram obtidos, no âmbito do Projeto RITECA II, durante o ano 2012, na Herdade do Penique, em Ferreira do Alentejo. Não se observou um efeito significativo (p <0,05) das dotações utilizadas sobre a quantidade e qualidade da ameixa, à data de colheita, sugerindo que é possível uma redução sustentável da água aplicada.
Description: Dissertação de mestrado em Agronomia. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior Agrária de Beja, 2014.
URI: https://repositorio.ipbeja.pt/handle/123456789/747
Appears in Collections:D-BIO - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Júlia_franganito_mestrado.pdf2.07 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.