Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/123456789/726
wcag
Title: Águas minerais naturais e águas de nascente de Portugal Continental
Authors: Sezinando, Sílvia Cristina Feliciano Guerreiro
Orientador: Pardal, Ana
Carvalho, Maria de Fátima
Keywords: Água mineral natural
Água mineral natural efervescente
Água de nascente
Issue Date: 2013
Publisher: Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior Agrária
Citation: Sezinando, S. (2013). Águas minerais naturais e águas de nascente de Portugal Continental. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior Agrária.
Abstract: As águas minerais naturais e de nascente são águas de circulação subterrânea, consideradas bacteriológica e físico-quimicamente próprias e adequadas para consumo humano no seu estado natural. Estas águas são cada vez mais apreciadas e tornaram-se num produto que é alvo de degustação. Nos últimos dez anos verificou-se, em Portugal, uma evolução positiva das vendas em cerca de 9,4%. Este trabalho pretende contribuir para a elaboração da primeira carta de águas nacional, sendo um elemento primordial para a divulgação da qualidade e variedade das águas portuguesas. Neste sentido, foi feito um levantamento e caracterização das águas minerais naturais e águas de nascente de Portugal Continental. No total estudaram-se trinta e seis águas minerais e de nascente, sendo doze águas minerais naturais, onze águas de nascente, cinco águas minerais gasocarbónicas, sete águas minerais gaseificadas e uma é água de nascente gaseificada. Estas águas distribuem-se por todo o país, verificando-se uma maior preponderância na zona norte e centro de Portugal Continental, apenas existem 3 explorações que se localizam a sul, duas no Alentejo e uma no Algarve. A grande maioria das águas de origem nacional apresenta-se pouco ou muito pouco mineralizada, com valores de mineralização total não superior a 500 mg/L, assim como adequadas a regimes pobres em sódio, com teores de sódio inferiores a 20 mg/L
Description: Dissertação de mestrado em Engenharia do ambiente. Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior Agrária, 2013.
URI: https://repositorio.ipbeja.pt/handle/123456789/726
Appears in Collections:D-BIO - Dissertações de Mestrado



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.