Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/123456789/716
wcag
Title: O contributo das novas tecnologias para o bem-estar social dos idosos em meio rural: um estudo de caso
Authors: Palma, Dora Isbael Jerónimo Dias
Orientador: Saúde, Sandra
Keywords: Idosos
Novas tecnologias
Meio rural
Bem-estar social
Issue Date: Jul-2013
Publisher: Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação
Citation: Palma, D. (2013). O contributo das Novas Tecnologias para o bem-estar social dos idosos em meio rural: um estudo de caso. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação.
Abstract: O Envelhecimento da população constitui uma das principais problemáticas existentes nos países desenvolvidos, sendo caracterizado por um vasto conjunto de alterações fisiológicas, psicológicas e sociais. Neste sentido torna-se importante que se promovam estratégias que contribuam para o envelhecimento ativo e o bem-estar dos idosos, sendo de destacar a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação. Neste contexto o presente estudo tem como objetivo primordial verificar em que medida a utilização das Novas Tecnologias em meio rural contribui para o bem-estar social dos idosos. Esta investigação foi realizada no concelho de Mértola, concretamente na localidade da Amendoeira da Serra, sendo esta uma aldeia que se caracteriza por ter uma população muito envelhecida e também pelo seu isolamento geográfico e social. Participaram neste estudo um grupo de 9 idosos com mais de 60 anos e que participaram nas sessões de contacto com as novas tecnologias, no âmbito do Projeto “Margens”. A metodologia utilizada na presente investigação foi a metodologia de Projeto e as técnicas de recolha de dados foram a Análise Documental, a Observação Direta e a Entrevista Semidiretiva, sendo que os dados obtidos foram analisados qualitativamente. A investigação realizada permitiu apurar e verificar que a utilização das novas tecnologias em meio rural contribuiu para o aumento do bem-estar social dos idosos, para a melhoria da sua autoestima e também para a mudança das rotinas diárias dos mesmos. Os resultados desta investigação projetam a necessidade de se realizarem e promoverem mais iniciativas neste âmbito, que envolvam a população sénior, especialmente, a residente em meio rural.
Description: Dissertação de mestrado em Psicogerontologia comunitária. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2013.
URI: https://repositorio.ipbeja.pt/handle/123456789/716
Appears in Collections:D-ECSC - Dissertações de Mestrado



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.