Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/123456789/688
wcag
Title: Influência da aplicação de hormonas no enraizamento de estacas de ornamentais
Authors: Regato, Mariana Augusta
Carvalho, Vera João Soares
Keywords: Bougainvillea glabra
Ligustrum japonicum
Ligustrum ovalifolium
Nerium oleander
Ácido ß– indol – butírico
Issue Date: 2004
Publisher: Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior Agrária
Citation: Regato, M., Carvalho, V. (2004). Influência da aplicação de hormonas no enraizamento de estacas de ornamentais. In: Ensaios realizados no Centro Hortofrutícola (2001/2003) - Projecto nº 347 - Centro Hortofrutícola - Acção 8.1 do PO AGRO. Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior Agrária, 104-112
Abstract: O ensaio teve como objectivo estudar o enraizamento de estacas de Bougainvillea glabra (branca, rosa e roxa), Ligustrum japonicum, Ligustrum ovalifolium e Nerium oleander (branco, rosa e variegate), com e sem aplicação de hormona de enraizamento - ácido  – indol – butírico (0,8 % p/p) em placas de alvéolos com um substrato de terra vegetal numa estufa de cobertura de polietileno. Durante o tempo que as estacas permaneceram nas placas de alvéolos fizeram-se os seguintes registos: abrolhamento dos gomos, medição da área foliar e comprimento das raízes. Após 120 dias efectuou-se a repicagem das estacas enraizadas para vasos de 2,5 litros e continuou-se a estudar o seu comportamento através da observação visual, medição da área foliar, altura e diâmetro das estacas e registo do número de flores no caso em que existiam. As conclusões foram as seguintes: a Bougainvillea glabra rosa, o Ligustrum japonicum, o Nerium oleander variegate e o Nerium oleander branco apresentaram maior capacidade de enraizamento do que as outras espécies e cultivares estudadas. A influência da hormona de enraizamento fez-se sentir apenas no número de estacas abrolhadas, tendo um efeito positivo no caso da Bougainvillea glabra durante os 120 dias de observações e no Ligustrum apenas nos 20 dias após o início do enraizamento. A aplicação da hormona não teve qualquer influência no enraizamento das estacas de Nerium oleander.
Description: Projecto nº 347 - Centro Hortofrutícola - Acção 8.1 do PO AGRO. Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior Agrária, 2004.
Peer reviewed: no
URI: https://repositorio.ipbeja.pt/handle/123456789/688
Appears in Collections:D-BIO - Artigos em revistas sem peer review

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Artigo enraizamento.pdf260.86 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.