Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/123456789/683
wcag
Title: Multiplicação de estacas de oliveira sob nebulização
Authors: Rodrigues, Maria A.
Velez, José N.
Regato, Mariana Augusta
Keywords: Enraizamento
Cobrançosa
Cordovil
Issue Date: 2004
Publisher: Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior Agrária
Citation: Rodrigues, M., Velez, J. & Regato, M. (2004). Multiplicação de estacas de oliveira sob nebulização. In: Ensaios realizados no Centro Hortofrutícola (2001/2003) - Projecto nº 347 - Centro Hortofrutícola - Acção 8.1 do PO AGRO. Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior Agrária, 96-102.
Abstract: O ensaio teve como objectivo estudar o enraizamento de três tipos de estacas (herbáceas, semi-lenhosas e lenhosas), de duas cultivares de oliveira (Cobrançosa e Cordovil), durante cerca de dois meses (Setembro a Novembro). O enraizamento foi realizado em estufa de nebulização, em bancadas de enraizamento com perlite como substrato. A temperatura da estufa e das bancadas foi de 24-25ºC e a humidade relativa de 70%. Prepararam-se estacas com cerca de 10 a 15 cm de comprimento e com 4 a 6 folhas, a partir de ramos do ano. Utilizou-se como hormona de enraizamento o ácido Indol-Butírico (AIB) a 0,8 %. Os dados obtidos mostraram que as estacas da cultivar Cobrançosa, assim como as de consistência lenhosa, apresentaram melhores resultados em relação a alguns dos parâmetros estudados, como o número de estacas abrolhadas após, aproximadamente, 4 e 7 semanas de enraizamento. As estacas que apresentaram maior altura após a repicagem foram as lenhosas e semi-lenhosas da cultivar cobrançosa. Em relação ao diâmetro foi apresentado maior valor nas estacas lenhosas da cultivar Cobrançosa. O maior número de raízes verificou-se nas estacas da cultivar Cobrançosa. Em relação ao comprimento das raízes secundárias, observou-se um maior valor nas estacas herbáceas e semi-lenhosas da cultivar Cobrançosa. Não se verificaram diferenças significativas entre as diferentes modalidades no que respeita à percentagem de enraizamento, embora esta tenha sido superior a 85 % na cultivar Cobrançosa.
Description: Projecto nº 347 - Centro Hortofrutícola - Acção 8.1 do PO AGRO. Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior Agrária, 2004.
Peer reviewed: no
URI: https://repositorio.ipbeja.pt/handle/123456789/683
Appears in Collections:D-BIO - Artigos em revistas sem peer review

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
multiplicacao_estacas_oliveira.pdf24.16 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.