Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/123456789/632
wcag
Title: Valorização da biomassa lenhocelulósica: estudo de sacarificação enzimática do cardo e da esteva
Authors: Paulino, Ana
Orientador: Fernandes, Maria da Conceição
Chaves, Humberto
Keywords: Biomassa lenhocelulósica
Bioetanol
Cynara cardunculus
Cistus ladanifer
Celulase
Celobiase
Explosão a vapor
Hidrólise enzimática
Hidrólise ácida deluída
Issue Date: 2013
Publisher: Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior Agrária
Citation: Paulino, A. (2013). Valorização da biomassa lenhocelulósica: estudo de sacarificação enzimática do cardo e da esteva. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior Agrária.
Abstract: A Cynara cardunculus e o Cistus ladanifer, são duas espécies bem adaptadas às condições edafoclimáticas do Alentejo, e uma alternativa aos materiais fósseis no contexto de biorrefinaria, visto serem biomassas lenhocelulósicas. No presente trabalho desenvolveu-se um estudo com a finalidade de utilizar as duas biomassas e perceber como se comportam na sacarificação enzimática da celulose, que efeitos têm os prétratamentos na eficiência da mesma e que efeito tem o recipiente onde se realiza a hidrólise. Foi ainda elaborado um desenho experimental com o cardo, com o objetivo de otimizar a sacarificação enzimática quanto à quantidade de sólidos, e enzimas a usar. Os resultados mostram que o cardo é mais sacarificável que a esteva e que os prétratamentos aumentaram a acessibilidade das enzimas, para a fração celulósica relativamente ao material não tratado. Para ambas as biomassas o pré-tratamento mais eficaz foi a explosão de vapor lavado com NaOH, tendo-se produzido 27,8 e 20,9 g/L de glucose para o cardo e esteva, respetivamente. A sacarificação da biomassa nos tubos “falcon”, foi menor do que nos tubos centrífuga e Erlenmeyer, que não apresentaram diferenças significativas. O valor máximo previsto para o CHA 130 pelo desenho experimental é de 31,7±1,0 g/L para CS=8, FPU=44,6, CBU=51,9.
Description: Dissertação de mestrado em Engenharia do ambiente. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior Agrária, 2013.
URI: https://repositorio.ipbeja.pt/handle/123456789/632
Appears in Collections:D-BIO - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Ana Filipa Costa Paulino - Valorização da Biomassa Lenhocelulosica - 2013.pdf6.39 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.