Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/123456789/4371
wcag
Title: Qualidade de vida nos idosos institucionalizados na Associação de Solidariedade Social de S. João de Negrilhos
Authors: Gonçalves, Dora Alexandra Ramos
Orientador: Ramalho, José Pereirinha
Keywords: Idoso
Envelhecimento
Institucionalização
Qualidade de vida
Issue Date: 2014
Publisher: Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação
Citation: Gonçalves, D. (2014). Qualidade de vida nos idosos institucionalizados na Associação de Solidariedade Social de S. João de Negrilhos. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação.
Abstract: O envelhecimento é um processo individual, natural e comum a todos os indivíduos. É um fenómeno que resulta das condições psicológicas, biológicas e socias que determinam o percurso do indivíduo ao longo de toda a sua vida. Com as perdas funcionais a institucionalização passa a ser uma solução para os idosos. A institucionalização tornou-se uma forma de dar resposta aos problemas do envelhecimento da população. São vários os fatores que levam um idoso à institucionalização, esta pode trazer inúmeras consequências, pois toda mudança implica fatores positivos ou negativos. A qualidade de vida dos idosos institucionalizados, além do acolhimento na instituição, depende também do convívio de pessoas próximas, através de amigos ou familiares, de forma a evitar o estado de solidão ou isolamento que muitos vivem devido ao afastamento destas pessoas. O presente estudo tem como principal objetivo identificar os fatores que condicionam a qualidade de vida dos idosos institucionalizados na Associação de Solidariedade Social de São João de Negrilhos. Os participantes no estudo foram 10 idosos institucionalizados com idades compreendidas entre os 65 e os 95 anos de idade e a técnica de serviço social da mesma instituição. Os dados foram recolhidos através de um questionário e uma escala de avaliação de qualidade de vida para utentes de lar de idosos. À técnica de serviço social foi feita uma entrevista semi estruturada. Os principais dados recolhidos mostram que os fatores que condicionam positivamente a qualidade de vida dos utentes na Associação de Solidariedade Social de São João de Negrilhos são principalmente a dignidade, a autonomia, a segurança e a individualidade. Negativamente a qualidade de vida é afetada por as competências funcionais, a satisfação com a alimentação e as atividades significativas. Com base nestes resultados negativos foi desenvolvido uma proposta de projeto de intervenção que tem como principal objetivo aumentar a qualidade de vida dos idosos institucionalizados na Associação de Solidariedade Social de São João de Negrilhos.
Description: Dissertação de Mestrado em Psicogerontologia comunitária. Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação, 2014
URI: https://repositorio.ipbeja.pt/handle/123456789/4371
Appears in Collections:D-ECSC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Dora Gonçalves.pdf590.23 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.