Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/123456789/4370
wcag
Title: Contributo dos centros de dia para o bem-estar subjetivo dos idosos
Authors: Orta, Ana Carla de Araújo
Orientador: Ramalho, José Pereirinha
Keywords: Envelhecimento
Envelhecimento biológico
Envelhecimento psicológico
Envelhecimento social
Bem-estar subjectivo
Centros de dia
Issue Date: 2014
Publisher: Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação
Citation: Orta, A. (2014). Contributo dos centros de dia para o bem-estar subjetivo dos idosos. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação.
Abstract: Com este trabalho pretende-se aprofundar o conhecimento sobre a problemática do envelhecimento. Numa primeira parte abordamos o contexto histórico e social da velhice, onde pretendemos explicitar que o conceito e a atitude relativos à velhice variam ao longo da história e de cultura para cultura. Com efeito, por exemplo, nas sociedades arcaicas o velho é venerado, em oposição ao que se passa atualmente nas sociedades ocidentais, onde o velho é ostracizado. Mais adiante abordamos a questão do envelhecimento nas sociedades industrializadas e nas sociedades emergentes, onde está cada vez mais presente, o que levanta problemas que carecem ser solucionados através de políticas de saúde pública adequadas. Nos capítulos seguintes tentámos explicitar em que consiste a complexidade da velhice e do envelhecimento, nomeadamente no que diz respeito às suas etapas (envelhecimento primário, secundário e terciário), às suas dimensões (envelhecimento biológico, psicológico e social) e às suas diversas formas (envelhecimento bem-sucedido, ativo, saudável, etc.). Exploramos depois a questão do Bem-estar Subjetivo e o conhecimento sobre Centros de Dia, aspectos que constituem o fulcro do nosso trabalho, dado que pretendemos saber em que medida estas instituições contribuem para o BES. Estes dois temas, em particular, serviram de suporte à nossa pesquisa empírica e à concepção de um projeto de intervenção a realizar no Centro Social do Lidador, em Beja. O objetivo principal deste projeto consiste em desenvolver atividades que promovam o Bemestar Subjetivo dos idosos que frequentam esta instituição. As temáticas em torno das quais se centra o projeto prendem-se com a música e com os contatos intergeracionais, dado que estas dimensões foram as duas mais sugeridas pelos idosos inquiridos na pesquisa empírica realizada no referido Centro.
Description: Dissertação de Mestrado em Psicogerontologia comunitária. Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação, 2014
URI: https://repositorio.ipbeja.pt/handle/123456789/4370
Appears in Collections:D-ECSC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Ana Orta.pdf1.37 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.