Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/123456789/4368
wcag
Title: Sexualidade e envelhecimento: uma análise da percepção de pessoas idosas sobre sua sexualidade nessa fase da vida
Authors: Rangel, Marceline Tomazini
Orientador: Espirito Santo, José António Reis do
Malainho, Adelaide Fernandes Pires
Keywords: Envelhecimento
Sexualidade
Qualidade de vida
Preconceito
Issue Date: 2014
Publisher: Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação
Citation: Rangel, M. (2014). Sexualidade e envelhecimento: uma análise da percepção de pessoas idosas sobre sua sexualidade nessa fase da vida. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação.
Abstract: O projeto de investigação que agora apresentamos teve por objetivo principal conhecer a percepção das pessoas idosas acerca da relação entre o processo de envelhecimento e a sua sexualidade. As questões que envolvem a temática da sexualidade das pessoas idosas continuam envoltas num complexo conjunto de fatores que muitas vezes chegam a impedir que o idoso vivencie essa parte da sua existência de forma natural. A sociedade, a saúde, a religião e a família são parte deste grupo de elementos que parecem ditar que a partir de determinado momento das suas vidas os idosos já não podem experienciar o sexo ou os sentimentos que normalmente o acompanham, o carinho, a ternura, o amor. Tendo em vista percecionar a forma como os idosos vivenciam a sua sexualidade levamos a cabo um estudo de cariz qualitativo que considerou uma amostra de seis alunos da Universidade Sénior de Beja. O espaço escolhido para a seleção da amostra foi propositado precisamente porque se trata de um espaço de encontro e de convívio de pessoas já em idade de reforma. A partir da análise às entrevistas efetuadas a esta amostra não probabilística e por conveniência pudemos concluir que a sexualidade não se extingue com a chegada dos anos mais maduros e que continua a ocupar um papel de destaque na vida das pessoas mais velhas. Verificamos também que existem muitos entraves à realização plena da sexualidade após o envelhecimento.
Description: Dissertação de mestrado em Psicogerontologia comunitária. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2014.
URI: https://repositorio.ipbeja.pt/handle/123456789/4368
Appears in Collections:D-ECSC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Marcilene Tomazini Rangel.pdf642.81 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.