Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/123456789/4367
wcag
Title: Participação comunitária e sentimento de comunidade em reformados da cidade de Serpa
Authors: Mendes, Armindo Manuel Soares
Orientador: Faria, Maria Cristina Campos de Sousa
Keywords: Reformados
Capital social
Participação comunitária
Sentimento de comunidade
Determinantes da participação comunitária
Issue Date: 2014
Publisher: Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação
Citation: Mendes, A. (2014). Participação comunitária e sentimento de comunidade em reformados da cidade de Serpa. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação.
Abstract: Tendo por base a relação da participação comunitária com o sentimento de comunidade descrita na literatura, o presente estudo pretendeu investigar o papel dos diferentes tipos de participação comunitária no sentimento de comunidade, assim como explorar o papel das variáveis sociodemográficas e dos fatores intrapessoais, interpessoais e estruturais na participação (determinantes da participação). Para tal foram adaptados à população portuguesa o Australian Community Participation Questionnaire e o Sense of Community Index 2 e construiu-se o Inventário de Determinantes da Participação Comunitária para recolha de informação individual sobre os determinantes da participação comunitária descritos na literatura, instrumentos que se revelaram adequados na avaliação destas variáveis. Foram envolvidos neste estudo 229 residentes da cidade de Serpa, 122 em situação de não reforma e 107 reformados. A sua totalidade foi envolvida nos procedimentos de validação dos instrumentos. Nos procedimentos com vista a dar resposta às questões orientadoras do estudo foram apenas envolvidos os reformados. Os resultados apontam para baixos níveis de contacto social com os colegas de trabalho, educação de adultos, prática religiosa, atividades organizadas da comunidade, atividades do setor do voluntariado, expressão pública de opiniões, ativismo comunitário e protesto político. Foram encontradas relações significativas entre algumas variáveis sociodemográficas e a participação comunitária, nomeadamente o sexo, o estado civil, a situação profissional, o nível profissional, as habilitações escolares, o rendimento, o tempo de residência e o agregado familiar. No que respeita à relação com o sentimento de comunidade, foram encontradas correlações significativas com o nível global de participação, com a amplitude da participação e com a maioria dos tipos de participação, à exceção do contacto com as pessoas do agregado familiar, o contacto com a família alargada, o contacto social com os colegas de trabalho e o protesto político. Apesar de encontradas relações com todos os determinantes da participação, as suas correlações com os níveis de participação são mais significativas nos fatores intrapessoais, nomeadamente na atitude face à participação comunitária e na satisfação consigo e com as suas competências. Os resultados parecem indicar que os pressupostos do Modelo de Restrição ao Lazer podem ser aplicados à participação comunitária, uma vez que a correlação encontrada com os níveis de participação diminui dos fatores intrapessoais para os intrapessoais e destes para os estruturais. A partir dos resultados obtidos é apresentada uma proposta de um projeto de intervenção designado de refromATIVA desenhada com o objetivo de melhorar os níveis de participação comunitária e de sentimento de comunidade dos reformados da cidade.
Description: Dissertação de Mestrado em Psicogerontologia comunitária. Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação, 2014
URI: https://repositorio.ipbeja.pt/handle/123456789/4367
Appears in Collections:D-ECSC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Armindo Mendes.pdf2.15 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.