Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/123456789/4354
wcag
Title: A motricidade aquática em crianças multideficientes do 1º e 2º ciclo do ensino básico
Authors: Infante, Teresa Dolores Soares
Orientador: Loureiro, Vânia Azevedo Ferreira Brandão de
Keywords: Necessidades educativas especiais
Multideficiência
Atividade física
Motricidade aquática
Investigação-Ação
Issue Date: 2014
Publisher: Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação
Citation: Infante, T. (2014). A motricidade aquática em crianças multideficientes do 1º e 2º ciclo do ensino básico. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação.
Abstract: A prática de atividade física (AF) está associada a benefícios significativos ao nível fisiológico, psicológico e sociocultural dos portadores de necessidades educativas especiais (NEE) que, consequentemente beneficiam de melhoria da sua qualidade de vida. Atendendo aos benefícios da AF e às características das crianças multideficientes, foi delineado o presente estudo, enriquecido com um programa de intervenção de motricidade aquática destinado a crianças multideficientes, com idades compreendidas entre os sete e os onze anos de idade, do 1º e 2º ciclos do ensino básico que integram a Unidade de Ensino Especializado (UEE) do Agrupamento de Escolas de Moura. O principal objetivo é verificar se o programa promove a competência motora e a autonomia destas crianças. Para tal foram definidos objetivos específicos de estudo e estruturou-se a investigação com metodologias qualitativas e quantitativas originando um projeto de Investigação- Ação (I-A). Como instrumentos fulcrais desta investigação foram utilizados: a observação sistemática e participante, a entrevista semiestruturada, recolha de informação na documentação disponível sobre as crianças (Programa Educativo Individual - PEI), observação de motricidade aquática através das grelhas de Moreno Murcia (2005) e registos fotográficos e videográficos. Com os dados recolhidos procedeu-se uma análise estatística, através de uma comparação de frequência de comportamentos, percentagem de habilidades motoras aquáticas realizadas e comparação do nível de motricidade aquática inicial com o final. Pretende-se adquirir um conhecimento mais profundo e a compreensão de uma situação real, através de um estudo de caso, com a intenção de melhorar a qualidade de ação dentro da mesma.
Description: Dissertação de Mestrado em Educação especial no domínio cognitivo e motor. Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação, 2014
URI: https://repositorio.ipbeja.pt/handle/123456789/4354
Appears in Collections:D-ECSC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Teresa Infante.pdf3.87 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.