Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/123456789/4353
wcag
Title: Autoconceito, suporte social e comportamentos de risco em adolescentes com deficiência mental
Authors: Sardica, Helena Maria Salgueiro Silva Lopes
Orientador: Faria, Maria Cristina Campos de Sousa
Keywords: Comportamentos de risco
Suporte social
Autoconceito
Adolescentes e deficiência mental
Issue Date: 2014
Publisher: Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação
Citation: Sardica, H. (2014). Autoconceito, suporte social e comportamentos de risco em adolescentes com deficiência mental. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação.
Abstract: A Adolescência é caracterizada por um rápido desenvolvimento bio-psico-social, sendo que as dificuldades na resolução do processo têm impacto para o resto da vida. Se na vida de um adolescente, dito “normal”, esta fase é caraterizada como sendo conturbada, então não será esta fase igualmente muito problemática, para os adolescentes com Necessidades Educativas Especiais (NEE)? O objetivo deste estudo é entender a contribuição da rede de suporte social e o autoconceito para a adoção de comportamentos de risco, por parte de adolescentes com deficiência mental ligeira a moderada. Na sequência da investigaçãoação, pretendeu-se desenvolver e implementar um programa de competências pessoais e sociais para os jovens com necessidades educativas especiais, no sentido de promover fatores de proteção a adolescentes, e assim melhorar a sua resiliência face ao risco. No que diz respeito à amostra selecionada para este estudo, ela é constituída por 20 alunos do Ensino Especial de Beja, com uma média de idades dos participantes de 17,05 anos. Os nossos resultados evidenciaram algumas singularidades nas relações significativas dos fatores psicológicos por nós propostos. São de destacar que podem influenciar os comportamentos de risco, a supervisão e a comunicação parental, o sentimento de apoio pelos colegas, e o suporte social percebido, o envolvimento escolar e as expectativas futuras. Pudemos ainda verificar individualmente, áreas/competências que devem ser mais “trabalhadas”, para melhor estimular a autoestima, que terá certamente repercussões positivas nas suas atitudes, comportamentos e estilos de vida.
Description: Dissertação de Mestrado em Educação especial no domínio cognitivo e motor. Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação, 2014
URI: https://repositorio.ipbeja.pt/handle/123456789/4353
Appears in Collections:D-ECSC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Helena Sardica.pdf1.39 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.