Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/123456789/3981
wcag
Title: A resolução de problemas numéricos no 1 º ciclo do ensino básico: representações utilizadas
Authors: Cenrada, Marília de Jesus Leandro
Keywords: Resolução de problemas
Representações
Representações icónicas
Representações simbólicas
Representações ativas
Issue Date: 2012
Citation: Cenrada, M. J. L. (2012). A resolução de problemas numéricos no 1 º ciclo do ensino básico: representações utilizadas. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação.
Abstract: O presente estudo insere-se na área da Educação Matemática, mais especificamente na temática de resolução de problemas numéricos no 1º Ciclo do Ensino Básico. No decorrer da investigação, foram apresentados diferentes problemas, com o desígnio primordial de averiguar quais as representações (ativas, icónicas e simbólicas) utilizadas pelos alunos na sua resolução. É um estudo de caso, de natureza qualitativa, inserido num paradigma interpretativo. O estudo foi realizado numa turma do 2º ano. Através dos dados recolhidos pude constatar que os alunos tendem preferencialmente a utilizar a representação simbólica. Constatou-se que nenhum dos alunos utilizou a representação ativa, embora alguns utilizassem a representação icónica associadas à representação simbólica.
Description: Dissertação de mestrado em Ciências da educação- Especialidade de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, orientada por Maria Manuela Azevedo e José António Espirito Santo, Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação.
URI: http://comum.rcaap.pt/handle/123456789/3981
https://repositorio.ipbeja.pt/handle/123456789/3981
Appears in Collections:D-ECSC - Dissertações de Mestrado



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.