Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/123456789/3980
wcag
Title: Promover o equilíbrio
Authors: Cabrita, Maria de Fátima Guerreiro
Keywords: Enfermagem em saúde comunitária
Idosos
Acidentes por quedas
Issue Date: 2012
Citation: Cabrita, M. F. G. (2012). Promover o equilíbrio. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Saúde.
Abstract: Introdução: As quedas nos idosos são dos principais eventos que levam a consequências físicas e psíquicas para além de contribuírem para o aumento dos encargos económicos e sociais. Para a prevenção é necessário investir na segurança através da avaliação e gestão de risco de quedas. Este trabalho incide sobre cuidados de enfermagem para melhoria da segurança do idoso na comunidade. Objetivo: Prevenir quedas das pessoas idosas admitidas numa Equipa de Cuidados Continuados Integrados Domiciliários. Método: Estudo de diagnóstico de saúde das pessoas com 65 e mais anos admitidas na Equipa de Cuidados Continuados Integrados Domiciliário. Para a recolha dos dados utilizou-se a escala de Morse aplicada aos 53 utentes que se inseriram nos critérios de inclusão. Os dados foram analisados com recurso ao programa Statiscal Package for the Social Sciences (versão 17.0). Desenhou-se em seguida um projeto de intervenção na comunidade, para a prevenção de quedas na população idosa admitida numa Equipa de Cuidados Continuados Integrados Domiciliários. Resultados: Salienta-se que 86.8% da amostra apresenta risco de queda. Dos quais 49.1% tem um perfil de risco baixo e 37.7% apresentam risco elevado. Apenas 13.2% foram tipificados sem presença de risco. Estes resultados fundamentam a necessidade de construir um programa de enfermagem para prevenção de quedas na pessoa idosa. Conclusão: Os idosos da ECCI estão sujeitos a determinados fatores que a literatura caracteriza como representantes de risco de quedas, os quais podem ser minimizados ou eliminados através da implementação de medidas preventivas de gestão de risco e promoção da segurança da pessoa idosa na comunidade.
Description: Dissertação de mestrado em Saúde comunitária, orientada por Helena José, Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Saúde.
URI: http://comum.rcaap.pt/handle/123456789/3980
https://repositorio.ipbeja.pt/handle/123456789/3980
Appears in Collections:D-SA - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Maria de Fátima Guerreiro Cabrita - 2012.pdf1.44 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.