Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/123456789/3979
wcag
Title: Olival em modo de produção biológico
Authors: Saramago, Inês Soares Lino
Keywords: Olea europaea L.
Galega vulgar
Olival biológico
Modo de produção integrada
Issue Date: 2009
Citation: Saramago, I. S. L. (2009). Olival em modo de produção biológico. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior Agrária.
Abstract: Este trabalho teve como principais objectivos observar os estados fenológicos da oliveira (Olea europaea L.); acompanhar o desenvolvimento vegetativo dos ramos do ano; estudar a influência dos factores compasso e sistema de condução, na produtividade (kg ha-1), qualidade da azeitona (percentagem de gordura, acidez do azeite e humidade); acompanhar a realização de algumas técnicas culturais e efectuar a identificação das principais infestantes no olival em Modo de Produção Biológico. Os resultados obtidos conduziram às seguintes conclusões: i. a cultivar Galega vulgar em Modo de Produção Biológico adaptou-se bem às características da região de Beja; ii. relativamente aos factores estudados compasso e sistema de condução, apenas o factor compasso teve um efeito significativo sobre a produtividade do olival. No compasso 5x5 m obteve-se uma produtividade de 6075 kg ha-1, o que se pode considerar um bom resultado tratando-se de um olival de sequeiro em Modo de Produção Biológico; iii. a cultivar Galega vulgar em Modo de Produção Biológico é produtora de azeite em quantidade e de boa qualidade; iv. as técnicas culturais praticadas (poda; fertilização orgânica e controlo de infestantes na entrelinha) garantiram uma boa produtividade do olival e uma melhoria das características físicas, químicas e biológicas do solo; v. as principais infestantes identificadas foram Calendula arvensis L.; Chamaemelum fuscatum (Brot.); Foeniculum vulgare Mill.; Geranium molle L.; Oxalis pes-caprae L.; Raphanus raphanistrum L. e Sinapis arvensis L., sendo estas fundamentais na preservação da fauna auxiliar; vi. no olival verificou-se a existência de Euphyllura olivina. Esta praga foi combatida com um tratamento à base de óleo de Verão.
Description: Dissertação de mestrado em Produção integrada, orientada por Anabela Amaral, Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior Agrária.
URI: http://comum.rcaap.pt/handle/123456789/3979
https://repositorio.ipbeja.pt/handle/123456789/3979
Appears in Collections:D-BIO - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Inês Soares Lino Saramago - Olival em modo de produçao biologico - 2009.pdf3.82 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.