Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/123456789/3972
wcag
Title: Bem nascer, melhor crescer
Authors: Simões, Anabela Monteiro
Keywords: Parentalidade
Educação parental
Intervenção comunitária
Saúde infantil
Issue Date: 2012
Citation: Simões, A. M.(2012). Bem nascer, melhor crescer.(Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Saúde.
Abstract: Apoiar a parentalidade assume cada vez mais um papel relevante na sociedade atual, uma vez que os pais são as pessoas mais importantes na vida dos seus filhos, e a família constitui o primeiro grande suporte afetivo e de aprendizagem social da criança. Muitas vezes faltam às famílias as competências e os conhecimentos necessários para um crescimento e desenvolvimento equilibrado e saudável das suas crianças, emergindo assim a necessidade de se intervir. A educação parental surge como uma estratégia capaz na promoção da saúde e na autonomia das famílias e dos seus elementos, estratégia que se for desenvolvida no âmbito da intervenção comunitária terá certamente resultados mais efetivos, uma vez que esta é uma forma de intervenção integrada, que visa a capacitação dos indivíduos, apoiando-se nos recursos da comunidade onde estes se encontram inseridos, com o objetivo da sua autonomização. O presente projeto de intervenção em saúde comunitária que nos propusemos desenvolver e que denominámos de “Bem Nascer, Melhor Crescer”, é um projeto que surgiu após a reflexão e hierarquização dos problemas identificados pelo diagnóstico de saúde efetuado à população do Bairro Municipal de Porches da freguesia de Porches, concelho de Lagoa, tendo sido identificados cuidados deficitários às crianças do grupo etário dos 0 aos 6 anos de idade, ora por omissão ora por incapacidade por parte dos pais / responsáveis legais. Em simultâneo foi-nos efetuado o apelo de intervenção, pela educadora do jardim-de-infância situado na freguesia de Porches, para que fossem desenvolvidas ações de educação para a saúde abordando as mais variadas temáticas, uma vez que contacta diariamente com as crianças daquele bairro e sinaliza situações de cuidados deficitários. Assim o projeto de intervenção em saúde comunitária que se concebeu é um projeto de educação para a saúde, mais concretamente na área da educação parental, que tem como objetivo geral dar resposta ao problema identificado, promovendo a literacia em saúde, mais especificamente em cuidados parentais e desta forma originar ganhos em saúde, sendo a sua finalidade promover efetivos ganhos em saúde na área da saúde infantil.
Description: Dissertação de mestrado em Saúde comunitária, orientada por Maria Manuela Narciso Pereira, Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Saúde.
URI: http://comum.rcaap.pt/handle/123456789/3972
https://repositorio.ipbeja.pt/handle/123456789/3972
Appears in Collections:D-SA - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Anabela Monteiro Simões - Bem nascer, Melhor Crescer - 2012.pdf1.61 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.