Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/123456789/3971
wcag
Title: Prata da casa
Authors: Reis, Cintia Santos
Keywords: Promoção da saúde
Estilos de vida saudáveis
Local de trabalho
Issue Date: 2012
Citation: Reis, C.S.(2012). Prata da casa.(Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Saúde.
Abstract: Este projeto surge com o objetivo de promover comportamentos e estilos de vida saudáveis aos funcionários afetos à saúde. Trata-se de uma pesquisa descritiva e transversal, com abordagem quantitativa realizada à comunidade de funcionários da Unidade Funcional de Olhão da ARS Algarve, IP.. Integraram a amostra cento e vinte e três funcionários que foram sujeitos aos exames de Medicina no Trabalho, no Serviço de Saúde Ocupacional da ARS Algarve IP. e que pertenciam a esta Unidade Funcional. Em termos de procedimentos técnicos, a coleta de dados foi realizada com o auxílio de um formulário, utilizado nos exames de medicina no trabalho e analisados no Microsoft Office Excel 2007. Foi salvaguardada a confidencialidade e anonimato dos dados, em que a resposta às questões foi voluntária e os participantes foram informados do diagnóstico/projeto em curso, de acordo com a Declaração de Helsinque. Identificaram-se como fatores de risco o elevado índice de massa corporal e perímetro de cintura, a elevada pressão arterial e baixa prática de atividade física. Com os dados obtidos, de acordo com as diretrizes nacionais e internacionais, justifica-se a intervenção nesta comunidade, através de projetos de promoção de saúde em comportamentos e estilos de vida saudáveis. O projeto Prata da Casa surge como projeto de intervenção para promover comportamentos e estilos de vida saudáveis, no contexto do local de trabalho, com o recurso à formação inicial de uma equipa multidisciplinar, da própria Unidade Funcional de Saúde, através da promoção da prática de atividade física, regimes alimentares mais saudáveis, promoção da cessação tabágica, gestão do stress, entre outras estratégias ligadas aos estilos de vida, de forma a permitir o desenvolvimento de uma cultura salutogénica, incrementar a qualidade de vida e bem-estar dos funcionários e satisfação profissional dos mesmos.
Description: Dissertação de mestrado em Saúde comunitária, orientada por Helena José, Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Saúde.
URI: http://comum.rcaap.pt/handle/123456789/3971
https://repositorio.ipbeja.pt/handle/123456789/3971
Appears in Collections:D-SA - Dissertações de Mestrado



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.