Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/123456789/3951
wcag
Title: Necessidades formativas dos professores do 1º ciclo na prática profissional com alunos com necessidades educativas especiais
Authors: Ferreira, Manuel
Keywords: Professores do 1. º ciclo
Necessidades educativas especiais
Formação
Educação especial
Issue Date: 2012
Citation: Ferreira, M.F. (2012). Necessidades formativas dos professores do 1º ciclo na prática profissional com alunos com necessidades educativas especiais. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação.
Abstract: "Atualmente a escola depara-se com situações que exigem dar respostas às problemáticas dos alunos com Necessidades Educativas Especiais, numa perspetiva de construção ativa da escola inclusiva e na procura de apoio adequado a cada um. Por conseguinte, o professor é um elemento preponderante no contexto escolar, sobre o qual recaem responsabilidades acrescidas na concretização da filosofia educativa. Este trabalho teve como objetivo conhecer as necessidades de formação, o tipo de preparação, as atitudes e as perceções dos professores do 1º. Ciclo, relativamente aos alunos com Necessidades Educativas Especiais. Porém, os mesmos revelam necessidades de ter formação para adequar o seu trabalho com os alunos com Necessidades Educativas Especiais. Constatámos também que grande parte dos professores inquiridos não têm formação especializada para trabalhar com alunos Necessidades Educativas Especiais. Neste sentido foram realizados dois estudos. No estudo um foi feita uma entrevista, a cinco professores, que reflete a necessidade recolher informações acerca da formação, preparação profissional, atitudes e as perceções dos professores do 1.º ciclo, face às necessidades educativas, na prática profissional com alunos com Necessidades Educativas Especiais e validar as perguntas, para a construção de um questionário. Os resultados obtidos no estudo um, confirmam que as questões vão ao encontro dos objetivos definidos, às necessidades de formação dos professores e à pertinência do estudo. Os resultados do estudo dois, realizado através de um questionário, aponta para a realização de um projeto de formação, denominado, “Abrindo caminhos eliminando barreiras”, na área da deficiência motora, multidifiência, autismo, no processo de utilização do referencial de classificação Internacional de Funcionalidades e na programação e planificação, no processo de ensimo-aprendizagem."
Description: Dissertação de mestrado em Educação especial - especialização no domínio cognitivo e motor. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2012.
URI: http://comum.rcaap.pt/handle/123456789/3951
https://repositorio.ipbeja.pt/handle/123456789/3951
Appears in Collections:D-ECSC - Dissertações de Mestrado



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.