Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/123456789/3950
wcag
Title: Relações de socialização de crianças com necessidade educativas especiais em contexto escolar: uma estatégia plástica de intervenção
Authors: Rosário, Vanda
Keywords: Arte
Relações interpessoais de crianças com necessidades educativas
Issue Date: 2012
Citation: Rosário, V.M. (2012). Relações de socialização de crianças com necessidade educativas especiais em contexto escolar: uma estatégia plástica de intervenção. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação.
Abstract: "O presente trabalho incide sobre as relações interpessoais entre crianças com e sem Necessidades Educativas Especiais e os seus pares, assumindo-se como uma tentativa de compreender de que forma se estabelecem, por meio da Expressão Plástica, relações que desenvolvem nos alunos atitudes de autoestima, respeito mútuo, regras de convivência e ainda promovem valores de tolerância e solidariedade. A intervenção foi realizada num ambiente facilitador do contacto e da relação interpessoal mediada, focalizando essencialmente a estimulação sensorial, com o apelo a materiais e recursos técnico-artísticos próprios, no sentido de desvendar estratégias que possam contribuir para efetivas relações interpessoais e fomentar autênticas relações interpessoais, por meio da Expressão Plástica na disciplina de Educação Visual e Tecnológica. No estudo, tentei apresentar teorias de significativos pedagogos da “Educação pela Arte”, procurando mostrar a valência fundamental da Expressão Plástica no contexto de uma educação diferenciada. Nesta ótica, o estudo remete para uma reflexão contextualizada, mediada pelas relações interculturais efetivamente vividas na escola, pretendendo-se, acima de tudo gerar interrogações e alertar a comunidade educativa para a problemática em estudo. A análise implicou naturalmente um método descritivo, qualitativo e etnográfico, resultando em investigações qualitativas e fenomenológicas típicas de uma observação participante."
Description: Dissertação de mestrado em educação especial - especialização no domínio cognitivo e motor. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2012.
URI: http://comum.rcaap.pt/handle/123456789/3950
https://repositorio.ipbeja.pt/handle/123456789/3950
Appears in Collections:D-ECSC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Vanda Maria Marques Nobre do Rosário - 2012.pdf1.04 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.