Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/123456789/3940
wcag
Title: O trabalho de cooperação entre professores titulares de turma e docentes de educação especial como factor de qualidade na inclusão de crianças com dificuldades intelectuais
Authors: Pereira, Maria
Keywords: Dificuldades intelectuais
Inclusão
Diferenciação pedagógica
Aprendizagem cooperativa
Colaboração entre docentes
Issue Date: 2012
Citation: Pereira, M.T. (2012). O trabalho de cooperação entre professores titulares de turma e docentes de educação especial como factor de qualidade na inclusão de crianças com dificuldades intelectuais. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação.
Abstract: "Este estudo procurou dar visibilidade ao trabalho desenvolvido pelos Professores de Educação Especial e Professores do Ensino Regular, na sua relação de cooperação com vista à consecução de um melhor desempenho na qualidade da inclusão de crianças com dificuldades intelectuais. A revisão da literatura, a nossa reflexão pessoal e o desempenho profissional dos Professores nas suas práticas de colaboração com vista à Inclusão desse grupo de alunos na escola regular, constituiram o núcleo central da investigação levada a cabo. Pretendeu-se também identificar formas de implementação dos Programas Educativos, propostos para as crianças com dificuldades intelectuais no contexto do grupo turma e perceber as perspectivas destes docentes sobre o significado da diferenciação pedagógica e do ensino/aprendizagem cooperativos como meios facilitadores da inclusão. A articulação entre os professores revela-se fundamental. Reflectiu-se, assim, sobre a relação destes dois grupos de profissionais, numa perspectiva de repensar as práticas educativas com o objectivo de melhorar a qualidade nas suas relações e modelos educativos, com vista a uma melhor inclusão dos alunos com Necessidades Educativas Especiais. O estudo permitiu evidenciar o olhar e a perspectiva dos docentes perante uma mesma realidade, em que as respostas educativas não divergem muito na forma diferenciada de responder aos seus alunos. Contudo, os docentes revelam uma insatisfação no modo como decorre a articulação entre os grupos de docentes de Educação Especial e docentes do Ensino Regular, quer pela falta de recursos humanos quer materiais, assim como falta de tempo e turmas excessivamente numerosas. 5 Apesar do esforço colectivo para gerir todos os recursos da melhor forma, ainda surgem dificuldades ao nível da articulação e empenhamento dos vários intervenientes do processo. A partir dos resultados do estudo e após reflexão sobre o seu desenvolvimento, foi elaborado como plano de acção, um projecto de intervenção, a partir das necessidades diagnosticadas, nas áreas da Aprendizagem Cooperativa e Diferenciação Pedagógica."
Description: Dissertação de mestrado em Educação especial - especialização no domínio cognitivo e motor. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2012.
URI: http://comum.rcaap.pt/handle/123456789/3940
https://repositorio.ipbeja.pt/handle/123456789/3940
Appears in Collections:D-ECSC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Maria Teresa Patrocínio Reis Pereira - 2012.pdf819.68 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.